O mercado de bens de capital, como caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e implementos, trabalha com a data-limite de 14 de novembro para apresentação de propostas de financiamento de veículos comerciais pelo Finame PSI, do BNDES, na modalidade simplificada.
Apesar do prazo final para propostas ao banco de fomento para estas operações ser 21 de novembro, os bancos das montadoras só receberão propostas até uma semana antes, de forma que haja tempo hábil de finalizar os processos.
Dessa forma, considerando-se a partir da quarta-feira, 22, na prática há somente 17 dias úteis à frente para a aquisição dos veículos com as condições atuais, como juros de 6% ao ano e 100% do bem financiado.
Segundo Ricardo Bonzo Filho, gerente executivo do Banco Volkswagen, a decisão de só aceitar propostas até dia 14 de novembro representa uma proteção aos próprios consumidores.
“Não queremos criar expectativa junto aos clientes. Sabemos que o processo do BNDES demanda alguns dias para ser protocolado e devolvido e não podemos correr risco do processo ficar no meio do caminho.”
Bonzo Filho afirma que nos últimos setenta dias a demanda por financiamentos no banco aumentou, o que sinaliza um movimento de pré-compra. “Como ninguém sabe como será a taxa em 2015 notamos que há uma antecipação dos negócios, movimento comum em todo fim de ano que antecede possível mudança das condições do programa.”
O BNDES já anunciou a continuidade da linha PSI para 2015, mas a taxa de juros e outras particularidades ainda não foram reveladas.
Nos últimos meses de 2013 houve um cenário parecido: o executivo lembra que havia a promessa da divulgação da nova taxa antes que o ano acabasse. Entretanto o índice só foi divulgado em janeiro deste ano – saltando de 4% a.a. para os atuais 6% a.a. –, o que travou fortemente os negócios no primeiro bimestre.
“Nesse ano o quadro é ainda mais complicado por conta das eleições.”
O Finame PSI responde por cerca de 95% dos financiamentos do Banco Volkswagen e nos últimos 45 dias do ano, após o término da operação simplificada, a instituição recorrerá ao CDC, com condições subsidiadas, e ao TJLP, com taxa de 8% a 9.
Pelas contas do executivo nos últimos dias do ano o TJLC deverá responder por 70% a 80% dos contratos. O Banco Volkswagen é responsável por 55% das vendas de caminhões da MAN.
FONTE: AutoData
Concessionária Volkswagen, comercializa toda linha de caminhões, ônibus, peças e acessórios das marcas, além de prestação de serviços em assistência técnica.
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
quarta-feira, 15 de outubro de 2014
MAN vence licitações para fornecer 500 veículos ao FNDE
A MAN Latin America, que fabrica os caminhões e ônibus Volkswagen e os caminhões MAN em Resende (RJ), venceu uma importante licitação para fornecimento de caminhões Volkswagen ao Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC).O anúncio oficial foi feito no último mês de março, em visita de Roberto Cortes, presidente da montadora, ao governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.
Assim como já acontece em outros programas que a MAN participa, como o Caminho da Escola, os 500 caminhões serão comprados por prefeituras de todo o Brasil para abastecimento de merendas nas escolas públicas.
Os veículos serão equipados com baú frigorífico com divisórias internas para separação de alimentos. Terão ainda balança, prateleiras internas e carrinho logístico.
Conheça mais detalhes desse modelo acessando: http://www.aptacaminhoes.com.br/advantech-delivery-9160.asp
Fonte: Comunicação Man Latin America
sexta-feira, 3 de outubro de 2014
VUCs ampliam liderança da linha Volkswagen Delivery
A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, dispõe, com a linha Delivery, de uma gama completa de produtos para atender à legislação para os Veículos Urbanos de Carga (VUC), que regula principalmente as coletas e entregas nos grandes centros urbanos. A fabricante lidera o mercado de leves no Brasil, com participação de 38% nos primeiros oito meses do ano, segundo a Anfavea. O segmento representa hoje aproximadamente 20% das vendas de caminhões no país. Neste nicho, o Delivery 8.160 é o maior destaque, sendo o veículo mais emplacado pelos frotistas.
Indicada para entregas urbanas com agilidade, flexibilidade e adaptabilidade para prestadores de serviço, a linha Delivery conta com cinco modelos para atender aos requisitos de VUC. São o 5.150, o 8.160, o 9.160, o 10.160 e o 10.160 Plus. Para cada um, são variadas as dimensões de entre eixos. “Com essas opções, conseguimos garantir ao cliente que sempre encontre a configuração ideal para sua necessidade de transporte. O Delivery 10.160, por exemplo, pode carregar até 300 kg a mais que seu principal concorrente”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.
Diferencial esse reconhecido pelo mercado. Não é à toa que as vendas do modelo 10.160 cresceram quase 150% nos primeiros oito meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2013. Os caminhões Delivery já são bastante conhecidos por sua fácil manutenção, agilidade no trânsito urbano e muito conforto para o motorista. A oferta de VUCs da Volkswagen se diferencia por apresentar a cabine com o melhor espaço interno da categoria, proporcionando conforto e ergonomia ao motorista. As diversas funções do computador de bordo facilitam a operação para o condutor, como indicação de marcha, troca de filtro, nível do tanque de Arla 32, horímetro, entre outros. Há ainda como opcional o banco pneumático e ar condicionado.
Equipados com o moderno motor Cummins ISF, os Delivery asseguram o torque de 450 Nm (no modelo 5.150) e 600 Nm (para os demais) com torque máximo plano. Com isso, proporcionam melhor aproveitamento do motor, com mais força em baixas rotações. Sua configuração também reduz o número de trocas de marcha e propicia excelente retomada de velocidade. A caixa de transmissão ZF aumenta a robustez e durabilidade para operação urbana e o acionamento a cabo traz mais conforto e precisão nas trocas, diminuindo o esforço e ruído interno.
Pequenos, ágeis e robustos, os Delivery estão alinhados aos parâmetros legais desse mercado de VUC, tendência nas metrópoles. “Em tempos de restrições de circulação de caminhões de grande porte nos centros urbanos, a configuração VUC é mais uma vantagem operacional da linha Delivery. Acompanhar as evoluções do mercado, além de manter a liderança no segmento de caminhões leves no Brasil, é o nosso principal objetivo. São soluções que desenvolvemos para atender a nossos clientes”, afirma Alouche.
Configurações atendem a todas as demandas dos clientes
Todos os modelos da linha Volkswagen Delivery são equipados com o moderno motor Cummins ISF de 3,8 litros com sistema de pós-tratamento de emissões (SCR) baseado na utilização de Arla 32 e atendendo à legislação Euro 5. Têm turbo de duplo estágio, que reduz em torno de 30% o número de trocas de marchas.
A curva de torque do motor propicia excelente retomada mesmo em baixas rotações. A linha vem com transmissão ZF 6S 1010 TO (modelo Plus) e ZF S5 420 HD (demais modelos). Somada a isso, a embreagem com diâmetro de 362 mm (Plus) e 330 mm (demais modelos) garantem atributos como robustez, durabilidade e flexibilidade, ideal para operações urbanas, com mais conforto, minimizando vibrações, ruído e esforço na alavanca durante a mudança das marchas.
Os modelos têm chassi com maior resistência. Desenvolvido com longarinas planas que facilitam a implementação do veículo com diversos tipos de carrocerias, a plataforma é ideal para o cliente que necessita de um produto robusto, ágil e com baixo investimento inicial.
Fonte: Man Latin America
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
MAN Latin America apresenta inovações e tecnologias brasileiras na IAA Veículos Comerciais 2014 (parte 2)
IAA HANNOVER- PARTE 2 - CAMINHÕES EM DESTAQUE
- Constellation 24.280, o caminhão mais vendido do Brasil, em versão 8x2 com câmbio automatizado e tecnologia patenteada
- Cabine eco-friendly é destaque em caminhão extrapesado de 420 cavalos de potência
Entre os três veículos que estarão expostos no já tradicional espaço dedicado à montadora no estande do Grupo MAN, está o Constellation 24.280, caminhão mais vendido do mercado brasileiro, em sua nova versão 8x2 V-Tronic. O modelo conta com seis toneladas a mais de carga por viagem do que a versão 6x2 e o pacote automatizado mais leve e econômico do mercado graças à tecnologia patenteada Smart Ratio, desenvolvida pela Engenharia da empresa no Brasil e que, associada à transmissão automatizada ZF AS Lite, proporciona otimização da troca de marcha.
Para esse pacote, a MAN Latin America adotou uma caixa de seis velocidades e um eixo de dupla velocidade controlado eletronicamente. É aí que entra a nova tecnologia para tornar possível aproveitar as duas relações do eixo e multiplicar o potencial da caixa. O caminhão, equipado com segundo eixo direcional, chega para atender a um nicho de mercado que cresce a cada ano, acompanhando a evolução de alguns dos principais segmentos de transportes do país, como grãos, baú, carga seca, tanque e basculante.
“Na maior feira de veículos comerciais do mundo, não poderíamos deixar de apresentar o Constellation 24.280, nosso carro-chefe e líder absoluto de mercado. Com as versões 6x2 e 8x2, estimamos um crescimento substancial nas vendas desse modelo”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.
Outro veículo que promete chamar a atenção no estande da MAN na IAA é o extrapesado Constellation 25.420 V-Tronic, recém-lançado pela montadora sob o conceito Sob Medida – Menos você não quer, mais você não precisa. O cavalo-mecânico chega para suprir uma forte demanda dos clientes por veículos mais potentes, que apresentam uma velocidade média superior e melhor relação custo benefício do mercado. Junto com os demais modelos da família 420 cavalos — os Constellation 19.420 e 26.420 também são parte da nova linha —, o 25.420 atende ao mercado de extrapesado, segmento que mais cresceu no Brasil nos últimos anos.
O veículo equipado com motor Cummins e caixa automatizada ZF, estará exposto na feira com uma cabine eco-friendly, desenvolvida e produzida com peças mais ecológicas aplicadas no seu acabamento interno e externo. O projeto teve como base a substituição de materiais petroquímicos e de maior complexidade para reciclagem, por materiais de fontes renováveis, reciclados e eficientemente produzidos.
Articulado em quatro eixos de trabalho (plásticos, borrachas, fibras, e espumas) o projeto resultou na oferta de uma cabine ecológica sob medida, que preserva a mesma qualidade e a funcionalidade tão valorizada e reconhecida nos caminhões Volkswagen.
Como resultado, foi obtida uma redução de peso de 12,4 kg e um valor de 18,04% correspondente ao percentual total da cabine produzido por materiais renováveis, reciclados e eficientemente produzidos.
Para esse pacote, a MAN Latin America adotou uma caixa de seis velocidades e um eixo de dupla velocidade controlado eletronicamente. É aí que entra a nova tecnologia para tornar possível aproveitar as duas relações do eixo e multiplicar o potencial da caixa. O caminhão, equipado com segundo eixo direcional, chega para atender a um nicho de mercado que cresce a cada ano, acompanhando a evolução de alguns dos principais segmentos de transportes do país, como grãos, baú, carga seca, tanque e basculante.
“Na maior feira de veículos comerciais do mundo, não poderíamos deixar de apresentar o Constellation 24.280, nosso carro-chefe e líder absoluto de mercado. Com as versões 6x2 e 8x2, estimamos um crescimento substancial nas vendas desse modelo”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.
Outro veículo que promete chamar a atenção no estande da MAN na IAA é o extrapesado Constellation 25.420 V-Tronic, recém-lançado pela montadora sob o conceito Sob Medida – Menos você não quer, mais você não precisa. O cavalo-mecânico chega para suprir uma forte demanda dos clientes por veículos mais potentes, que apresentam uma velocidade média superior e melhor relação custo benefício do mercado. Junto com os demais modelos da família 420 cavalos — os Constellation 19.420 e 26.420 também são parte da nova linha —, o 25.420 atende ao mercado de extrapesado, segmento que mais cresceu no Brasil nos últimos anos.
O veículo equipado com motor Cummins e caixa automatizada ZF, estará exposto na feira com uma cabine eco-friendly, desenvolvida e produzida com peças mais ecológicas aplicadas no seu acabamento interno e externo. O projeto teve como base a substituição de materiais petroquímicos e de maior complexidade para reciclagem, por materiais de fontes renováveis, reciclados e eficientemente produzidos.
Articulado em quatro eixos de trabalho (plásticos, borrachas, fibras, e espumas) o projeto resultou na oferta de uma cabine ecológica sob medida, que preserva a mesma qualidade e a funcionalidade tão valorizada e reconhecida nos caminhões Volkswagen.
Como resultado, foi obtida uma redução de peso de 12,4 kg e um valor de 18,04% correspondente ao percentual total da cabine produzido por materiais renováveis, reciclados e eficientemente produzidos.
Fonte: Comunicação - Man Latin America
MAN Latin America apresenta inovações e tecnologias brasileiras na IAA Veículos Comerciais 2014 (parte 1)
PARTE 1 - DESTAQUE ÔNIBUS
Volksbus 18.280 OT piso baixo, preparado para rodar com diesel de cana, reforça pioneirismo em estudos com combustíveis renováveis.
Volksbus 18.280 OT piso baixo, preparado para rodar com diesel de cana, reforça pioneirismo em estudos com combustíveis renováveis.
A MAN Latin America apresenta em sua sétima participação consecutiva na IAA Veículos Comerciais, em Hannover, na Alemanha, soluções de transporte para países emergentes, além de produtos que reforçam o comprometimento da empresa em ampliar a cada ano sua compatibilidade ambiental, como veículos preparados para receber combustíveis renováveis e cabines montadas a partir de peças ecológicas.
Em ônibus, o destaque no estande é o VW 18.280 OT Low Entry, primeiro Volksbus com suspensão pneumática integral. O chassi, equipado com motor MAN D08 EGR de seis cilindros e 280 cavalos e transmissão automática ZF Ecolife, foi concebido em sinergia com um projeto europeu MAN que apresenta novos conceitos de construção e soluções tecnológicas voltadas para as operações urbanas com veículo acessível de padrão mundial.
Buscando mais uma vez apresentar na IAA soluções inovadoras em pesquisas com biocombustíveis, voltadas principalmente para países em desenvolvimento, o Volksbus 18.280 exposto na feira está abastecido com um combustível que é a cara do Brasil: o diesel de cana-de-açúcar, tecnologia desenvolvida pela empresa americana Amyris já em testes pela MAN Latin America desde 2011.
Trata-se de um combustível renovável “drop in”, ou seja, seu uso em veículos comerciais não exige alterações no veículo. Os testes, realizados em frotas de ônibus de grandes metrópoles como São Paulo, identificaram redução na emissão de material particulado sem alterar o desempenho do veículo, com ganhos de 3% a 5% no rendimento do motor. O uso do combustível resulta ainda em uma redução de 30% a 70% em materiais particulados e na emissão de NOx (óxidos de nitrogênio), resultados bastante satisfatórios em motores diesel.
A MAN Latin America deu início aos estudos com diesel de cana ainda com veículos Euro 3, em dezembro de 2011, e foi a primeira a testar o biocombustível em motores Euro 5 no Brasil. “Com os estudos para uso de materiais sustentáveis em nossas cabines e de combustíveis renováveis em nossos caminhões e ônibus, trazemos novamente à IAA soluções inovadoras em veículos comerciais com foco ambiental e desenvolvidas para a realidade de economias emergentes, como o Brasil”, diz Roberto Cortes.
Fonte: Comunicação Man Latin America
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
Constellation automatizado 8x2 se destaca por baixo consumo de combustível
Dois caminhões VW Constellation 24.280 8x2 automatizados estão fazendo a diferença na frota da Gartran, empresa especializada em transporte fracionado no Brasil. Os veículos, que são comercializados de fábrica com o segundo eixo direcional e transmissão automatizada, já mostram na ponta do lápis redução de 3% a 5% em consumo de combustível. Com investimento total de R$ 1 milhão, a Gartran aposta na renovação de seus veículos e espera atingir crescimento de mais de 20% em 2014.
O pacote automatizado do modelo é uma solução patenteada da MAN Latin America. A transmissão automatizada V-Tronic da MAN Latin America é combinada ao Smart Ratio, solução exclusiva da montadora para controle eletrônico de um eixo de dupla velocidade e que otimiza a operação da troca de marchas. O sistema se destaca ainda por ser o mais leve e econômico do mercado na categoria. “A transmissão automatizada permite que o motorista tenha melhor desempenho na operação, potencializando seu negócio com o melhor custo-benefício”, explica Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.
Além de optar por dois veículos automatizados, a Gartran também adquiriu um VW Constellation 24.280 8x2 mecânico para reforçar sua frota. Os veículos chegam a percorrer entre 600 e 800 quilômetros por dia entre o norte catarinense e o Nordeste do Brasil. Para Jean Garcia, diretor da Gartran, o resultado operacional garante condições atrativas para futuros investimentos. “Com os caminhões automatizados alcançamos resultados superiores, pela dirigibilidade mais eficiente durante o percurso. Sem falar que proporciona mais segurança e durabilidade das peças do conjunto da embreagem. A montadora também nos atendeu com o segundo eixo direcional, que nos permite distribuir melhor a carga dentro do veículo”.
A combinação da transmissão automatizada V-Tronic ao exclusivo sistema do Smart Ratio é uma solução totalmente desenvolvida pela Engenharia da montadora, em Resende (RJ). A tecnologia é uma das oito patenteadas da empresa, garantindo exclusividade e diferencial tecnológico aos caminhões e ônibus da marca Volkswagen e MAN.
Inovação em produtos
Com mais cinco toneladas de carga útil, o VW Constellation 24.280 8x2 segue a principal demanda de mercado: melhoria de rentabilidade e aumento da carga útil. Originalmente está equipado com tração 6x2 e, com a mudança para 8x2, o cliente tem aumento de peso bruto total (PBT) do veículo de 23 toneladas para 29 toneladas legais, além do ganho na carga líquida. Com essa configuração, o caminhão se torna ideal para aplicações rodoviárias de médias e longas distâncias, com uso de carrocerias para grãos, baús, tanques, cargas secas, entre outras.
Para que isso seja possível, a MAN Latin America conta com a parceria da BMB, empresa responsável pelas customizações nos veículos da montadora, localizada a 150 metros da fábrica. Sua linha de montagem, dividida em boxes, é ideal para atender às necessidades mais específicas dos clientes da Volkswagen. A MAN Latin America oferece ainda garantia de fábrica de um ano independentemente da quilometragem.
Sobre a Gartran
A Gartran Logística está situada na cidade de Jaraguá do Sul (SC) e é especializada no transporte fracionado de mercadorias frágeis para a região Nordeste do país. Atualmente, abrange segmentos como o metalúrgico, têxtil, alimentício, entre outros, e pretende crescer mais de 20% no mercado brasileiro até dezembro de 2014.
Fonte: Comunicação Man Latin America
quinta-feira, 28 de agosto de 2014
Constellation carro-forte chega com maior capacidade de carga do mercado
Veículo vai equipar a frota da Protege para transporte de valores no Rio
Primeiro carro-forte do mercado, equipado com cabine estendida, o caminhão Volkswagen Constellation 24.280 8x2 fará o transporte de valores da empresa Protege na cidade do Rio de Janeiro. Desenvolvido em parceria pela engenharia brasileira da MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais VW e MAN, MIB Blindados, implementadora nacional de carrocerias e Grupo Protege, o caminhão Constellation poderá transportar até uma tonelada a mais de carga que os principais produtos concorrentes no mercado nacional.
Para fazer frente às necessidades específicas desse tipo de transporte, a configuração do modelo permite o transporte de cargas de valores maiores, atendendo a uma demanda crescente no mercado brasileiro. Devido à cabine avançada, o modelo é um metro menor em comprimento, se comparado com os concorrentes, ganhando agilidade em sua circulação para garantir ainda mais segurança durante o transporte e condução.
Nessa aplicação, a capacidade maior de carga poderá servir para o transporte de mais moedas. O veículo dispõe de 29 toneladas de peso bruto total (PBT) e pesa 14 toneladas (tara do veículo).
“O transporte de valores e de cargas valiosas é um importante segmento de transporte para a MAN Latin America. O mercado tinha esse nicho ainda inexplorado de veículos equipados com cabine estendida e agora nós, da MAN junto com nossos parceiros de negócios, somos pioneiros nesse tipo de soluções”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da empresa.
A fabricante foi a primeira a oferecer chassis de 8 e 9 toneladas específicos para transporte de valores no Brasil. A montadora, localizada em Resende (RJ) é líder nas vendas nacionais deste mercado pelo quarto ano consecutivo com mais de 70% de participação, de acordo com os números de encarroçamentos realizados pelas maiores empresas especializadas do território brasileiro. No total, a empresa já ultrapassou a marca de 1.100 chassis de carros-fortes comercializados, não só no Brasil, como também no exterior.
“O transporte de valores e de cargas valiosas é um importante segmento de transporte para a MAN Latin America. O mercado tinha esse nicho ainda inexplorado de veículos equipados com cabine estendida e agora nós, da MAN junto com nossos parceiros de negócios, somos pioneiros nesse tipo de soluções”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da empresa.
A fabricante foi a primeira a oferecer chassis de 8 e 9 toneladas específicos para transporte de valores no Brasil. A montadora, localizada em Resende (RJ) é líder nas vendas nacionais deste mercado pelo quarto ano consecutivo com mais de 70% de participação, de acordo com os números de encarroçamentos realizados pelas maiores empresas especializadas do território brasileiro. No total, a empresa já ultrapassou a marca de 1.100 chassis de carros-fortes comercializados, não só no Brasil, como também no exterior.
A Apta Caminhões foi a pioneira na comercialização desses veículos vocacionais ao Grupo Protege.
Fonte: Comunicação Man Latin America
quinta-feira, 21 de agosto de 2014
Caminhão Volkswagen vira cozinha itinerante no Rio Gastronomia 2014
Um caminhão Delivery 9.160 transformado em uma cozinha itinerante é uma principais atrações do Rio Gastronomia 2014, festival que acontece até 24 de agosto e que reúne diversas atividades ligadas à gastronomia, arte, música e cinema da cidade do Rio de Janeiro. Denominado Cozinha Show, o caminhão leva ao público experiências gastronômicas diferenciadas, o que inclui aulas de culinária com direito a degustações com as maiores referências da gastronomia da cidade.
Para embarcar no Cozinha Show, foram convidados os conceituados chefs Paolo Lavezzini (Fasano), Paulo Maneira, Pierre-Olivier Petit (Copacabana Palace), Frederic da Maeyer (Eça), Nao Hara (Seidô), Dona Henriqueta, Alexandre Henriques da Cunha (Gruta de Santo Antonio), Fabiana D´Angelo e Luciano Boseggia (Alloro).
A Praça do Lido, em Copacabana, foi o primeiro local a receber o Caminhão Cozinha Show e levou ao público um tema que harmoniza com o clima boêmio do bairro: cerveja. O veículo vai passar por mais sete pontos da cidade, incluindo comunidades pacificadas, levando a arte da gastronomia a regiões carentes do Rio de Janeiro. As aulas são abertas e para participar basta ir aos locais. As primeiras 50 pessoas que chegam aos locais têm direito a assistir as aulas sentadas e degustar o quitute ensinado no final.
.
No último dia 18 de agosto, a MAN Latin America, que apoia o Rio Gastronomia por meio da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, realizou uma ação especial com clientes no Jockey. A empresa prevê ainda participação no evento Feijoada Nota 10, que acontece dia 30 de agosto. Mais informações sobre como participar desses e de outros eventos que envolvem o projeto estão disponíveis na página do Rio Gastronomia no Facebook e no site: www.riogastronomia.com. O festival é promovido pelo O Globo
Sobre o Delivery 9.160
A linha de caminhões Volkswagen Delivery já é bastante conhecida por sua fácil manutenção, agilidade no trânsito urbano e muito conforto para o motorista. Indicado para entregas urbanas com rapidez nos serviços rodoviários de curtas e médias distâncias, o Delivery 9.160 traz importantes vantagens operacionais em relação aos seus concorrentes. Com o entre-eixo de 4.300mm, garante uma capacidade de carga útil de até 5.760kg, a maior do segmento de nove toneladas. Seu freio a tambor nas quatro rodas proporciona maior durabilidade e eficiência, além do baixo custo de manutenção. A MAN Latin America, fabricante dos caminhões Volkswagen, possui fábrica em Resende (RJ) e é a líder no mercado brasileiro há 11 anos consecutivos.
A linha de caminhões Volkswagen Delivery já é bastante conhecida por sua fácil manutenção, agilidade no trânsito urbano e muito conforto para o motorista. Indicado para entregas urbanas com rapidez nos serviços rodoviários de curtas e médias distâncias, o Delivery 9.160 traz importantes vantagens operacionais em relação aos seus concorrentes. Com o entre-eixo de 4.300mm, garante uma capacidade de carga útil de até 5.760kg, a maior do segmento de nove toneladas. Seu freio a tambor nas quatro rodas proporciona maior durabilidade e eficiência, além do baixo custo de manutenção. A MAN Latin America, fabricante dos caminhões Volkswagen, possui fábrica em Resende (RJ) e é a líder no mercado brasileiro há 11 anos consecutivos.
Fonte: Comunicação MAN
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
Apta vende 8 unidades do Volksbus para atender ao município de Peruíbe
A Apta Caminhões e Ônibus, concessionárias MAN/Volkswagen, com unidades em São Bernardo do Campo e São Vicente, fornecerá 8 ônibus zero Km para o Município de Peruíbe para
o transporte coletivo de passageiros.
Os ônibus foram adquiridos pela Empresa Transportadora
Turística Estrela Maior que prestará serviços ao município. O primeiro lote do chassi
Volksbus 8.160 OD começa a operar no município a partir da próxima
segunda-feira dia 18/08 atendendo a população.
O
Volksbus 8.160 OD é extremamente competitivo no segmento de microônibus, este
veículo possui cockpit desenvolvido para o motorista que também exerce a função
de cobrador e acessibilidade aos portadores de deficiência. A versão é Ideal para fretamento
e aplicações urbanas de média densidade, com carroceria que pode chegar a oito
metros e quarenta de comprimento.
“ A escolha dos novos ônibus
se deu devido ao baixo custo de manutenção das unidades . O serviço será prestado pela assistência técnica da unidade da Apta São Vicente. Além disso, a
robustez e o desempenho das unidades foram relevantes na decisão da marca
Volkswagen” , afirma o gerente de vendas de ônibus, Marcelo Moraes.
Junto com as novas unidades, o pacote negociado inclui
treinamento especial aos operadores, além do fornecimento de peças e acessórios.
Fonte: Departamento de Marketing - Assessoria de Imprensa Apta Caminhões e Ônibus
Jornalista Responsável: Niceia Climaco
Fonte: Departamento de Marketing - Assessoria de Imprensa Apta Caminhões e Ônibus
Jornalista Responsável: Niceia Climaco
quarta-feira, 13 de agosto de 2014
Apta vende mais 16 caminhões Constellation para o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo
A Apta Caminhões e Ônibus, instalada
em São Bernardo do Campo, vendeu mais 16 unidades de caminhões modelo
Constellation 17.280 automáticos para o Corpo de Bombeiros do Governo do Estado
de São Paulo. A concessionária autorizada MAN/Volkswagen foi a vencedora da
licitação pública realizada para a compra das unidades.
A Concessionária iniciou trabalho com o Corpo
de Bombeiros do Estado de São Paulo, focada em fornecer os primeiros caminhões
com câmbio automático. Em dezembro de 2010 forneceu as duas primeiras unidades,
e com a excelente experiência dessa compra adquiriu mais 19 modelos em 2012.
Os modelos foram
customizados pela implementadora Mitren Sistema e Montagens Veiculares,
especializada na montagem de veículos especiais, para atender a necessidade de
operação da instituição.
Os modelos foram equipados com tanque de água
de 4 mil litros, bomba de incêndio importada (Hale) com vazão de 750 GPM,
carretel de mangotinho, canhão monitor, portas laterais tipo persiana, entre
outros equipamentos. A definição dos projetos teve a participação dos militares
do CSM/MOpB (Centro de Suprimento
e Manutenção de Material Operacional de Bombeiros). Segundo a empresa, cada
veículo é projetado e fabricado de forma customizada, o que garante pleno atendimento
das necessidades, demandas e capacidade de investimento de cada cliente,
resultando em soluções personalizadas.
O gerente de Vendas a
Governo da Apta, José Luiz M.Dias, foi o responsável pela operacionalização de
toda implementação nas unidades, adicionando aos chassis a duplicação das
cabines e aplicação das auto bombas.
O veículo é ideal
para atender as funções de bombeiro urbano, em operações
que envolvam combate a incêndios e/ou salvamentos, principalmente em unidades
que dispõem de somente um veículo. Sua configuração torna o veículo ágil e
versátil para diversos tipos de operações (combate a incêndios, salvamentos e
resgates), devido a sua capacidade de armazenamento de água e aos amplos
compartimentos laterais possibilitarem a acomodação de equipamentos,
ferramentas e acessórios.
Em geral, é
montado em chassi com capacidade de no mínimo 16 toneladas de PBT (Peso Bruto
Total). A cabina dupla oferece conforto, segurança e praticidade para a
guarnição. A carroçaria é construída totalmente em alumínio e possui amplos
compartimentos equipados comportas persianas para o acondicionamento de
equipamentos. A identificação visual e luminosa também é personalizada.
quinta-feira, 7 de agosto de 2014
Ambev testa caminhão Volkswagen 100% movido a gás natural
Por ter a preservação do meio ambiente como
um de seus principais compromissos, a Ambev, em parceria com a MAN Latin
America, que fabrica os caminhões Volkswagen, lançou caminhão 100% movido a gás
natural veicular (GNV). O veículo representa uma redução de 20% de emissão de
CO2. Além disso, traz maior conforto aos motoristas, pois com a nova
motorização houve importante redução nos níveis de emissão sonora. O modelo
teste entrou em circulação em maio no Rio de Janeiro e dentro de um ano a
tecnologia deverá ser levada para outros locais do país.
“Na Ambev, temos o sonho de ser a melhor empresa
de bebidas do mundo, em um mundo melhor. Por isso, buscamos, em todas as áreas
da companhia, apostar em projetos que nos coloquem nesse caminho. O gás natural
é um combustível alternativo muito menos poluente e que já conta com uma rede
madura e pulverizada de distribuição no país. Este projeto inovador tem o
potencial de mudar a matriz de combustível de grande parte da frota de
caminhões do Brasil, deixando-a mais limpa e melhor para o meio ambiente”, diz
Vinicius Barbosa, vice-presidente de logística e suprimentos da Ambev.
O novo caminhão tem autonomia de cerca de 200 km e
o sistema de armazenagem de gás natural não altera sua capacidade de carga útil
sendo a mesma da versão a diesel, podendo levar até 10 pallets de 1.250 quilos,
o equivalente a cerca de 9.400 garrafas.
Projeto do caminhão 24.280
Segundo Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN
Latin America, “Somos parceiros da Ambev há mais de dez anos. E, para esse
projeto, poder contar com a frota de caminhão deles, uma das maiores do país,
nos ajudará muito a determinar o melhor caminho para ampla utilização deste
combustível”.
Sobre a Ambev
Ser a “Melhor Empresa de Bebidas do Mundo em um
Mundo Melhor”. Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em
São Paulo, no Brasil, com operações em 16 países das Américas. Dona de um
portfólio de "estrelas" como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser,
Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi,
Sukita, Antarctica Citrus e H2OH!; o isotônico Gatorade e o chá Lipton, além do
energético Fusion e da Brahma 0,0%, totalmente sem álcool, a Ambev é líder no
ranking das cervejarias na América Latina.
Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos
seus acionistas e garante atuação sustentável. No ano de 2012, o volume de
vendas da companhia chegou a quase 170 milhões de hectolitros de bebidas e a
receita líquida foi de R$ 32,2 bilhões – crescimento de 12,4% em relação ao ano
de 2011.
sexta-feira, 25 de julho de 2014
quinta-feira, 24 de julho de 2014
Manutenção Preventiva: dicas para deixar seu veículo em dia para atender a legislação vigente.
Veja
alguns cuidados que você deve tomar e itens que você pode verificar
periodicamente para deixar em dia a manutenção de seu veículo, garantindo assim
que ele atenda às normas da legislação vigente.
þ Não ultrapasse os períodos de
troca de óleo do motor, da caixa de mudanças e do eixo traseiro: óleo vencido
não proporciona lubrificação adequada e causa o desgaste prematuro dos
componentes. Utilize somente óleo que atenda à especificação do fabricante.
þ Troque
os filtros de ar e de óleo do motor nas quilometragens indicadas. Utilize
somente filtros originais.
þ Tenha
atenção especial para o destino dado a óleos e filtros usados. Não destarte no
solo, sistema de esgoto ou em qualquer lugar que possa afetar negativamente o
meio ambiente.
þ Nas
trocas de baterias e pneus, para sua segurança e conforto, entregue-os a um
distribuidor ou revendedor idôneo, garanta uma destinação final ambientalmente
adequada, dentro das leis em vigor.
þ Mantenha
sempre o sistema de injeção calibrado de acordo com as especificações do
fabricante. Não permita que pessoas não autorizadas alterem a calibração dos
injetores ou do módulo eletrônico. Isso causará redução da vida útil do motor,
além do aumento de emissão de gases.
þ Utilize
sempre disco de embreagem, lonas e pastilhas de freio originais. Peças não
originais, durante seu desgaste, podem gerar partículas altamente tóxicas.
þ Lubrifique
as juntas universais da árvore de transmissão.
þ Inspecione
e elimine vazamentos de combustível ou de óleo.
þ Mantenha a folga dos rolamentos das rodas regulada.
þ Mantenha as rodas balanceadas e a direção alinhada.
þ Respeite o limite de carga do veículo. A sobrecarga causa desgaste prematuro do
veículo, quebra de componentes e aumenta o consumo de combustível.
þ
Ao observar fumaça preta, branca ou azulada saindo pelo escapamento, verifique
as condições do filtro de ar e/ou possíveis desgastes do motor.
Fonte: Cartilha Manutenção
Preventiva e Meio Ambiente- Editada pela
Man Latin America.
quarta-feira, 23 de julho de 2014
Festa do Caminhoneiro de Guarulhos começa hoje
Os estradeiros de plantão podem se preparar para uma parada obrigatória na estrada. Conhecida como o ponto de encontro dos caminhoneiros e aficcionados por máquinas de todo modelo e porte, a 25a Feira do Caminhoneiro de Guarulhos acontece entre os dias 23 e 25 de Julho, na Área de Exposições do Posto Sakamoto II (Rod. Presidente Dutra – km 210,5, sentido RJ-SP). Serão três dias de muita festa e começa hoje
A Festa do Caminhoneiro é um evento que celebra o dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, comemorado no dia 25 de Julho. Por esse motivo, o evento acontece todos os anos na mesma data. Neste dia, às 18 horas, haverá a tradicional “Benção das Chaves”, ritual religioso de extrema importância para os estradeiros. Além disso, a feira também é voltada para toda a família. Haverá espaço de recreação infantil com monitores especializados.
A MAN Latin America estará mais uma vez presente no evento e oferecerá aos visitantes a oportunidade de testar os modelos extrapesados Constellation 25.420 e MAN TGX 29.440, além de conhecer de perto outros modelos da montadora e desfrutar de ações promocionais como gincanas e brindes.
Os consultores comerciais da Apta estarão no estande MAN na sexta-feira para recepcionar os visitantes, prestar orientações técnicas e informações financeiras para a compra.
A organização do evento espera receber cerca de 20 mil pessoas durante os três dias de feira, que tem entre seus expositores: montadoras, fabricantes de pneus, peças e acessórios, implementos rodoviários, seguradoras e operadoras de serviços ligadas ao segmento. A entrada é franca para os caminhoneiros. Para isso, basta apresentar Carteira Nacional de Habilitação (Categorias C, D ou E) e documentos do caminhão ou credencial da empresa, comprovante de frete ou outro documento que confirme a atuação profissional.
25ª FEIRA DO CAMINHONEIRO DE GUARULHOS
Data: 23 a 25 de julho de 2014Local: Área de Exposições Sakamoto II - Via Dutra, Km 210,5, Guarulhos, SP (sentido RJ/SP).
Horário do test dive: das 9 às 17h
Horário da exposição: das 15 às 21h
Realização: Revista Caminhoneiro – (11) 3049-1771
Entrada: Franca
Fonte: Assessoria de Imprensa Posto Sakamoto
Comunicação Man Latin America
sexta-feira, 18 de julho de 2014
Santos Brasil adquire da Apta 21 caminhões Volkswagen customizados para sua frota
A Apta Caminhões e Ônibus, concessionária
MAN/Volkswagen, com sedes em São Bernardo do Campo e São Vicente, vendeu 21
caminhões Volkswagen para a Santos Brasil, empresa prestadora de serviços de
infraestrutura portuária e logística da América do Sul, que tem também unidade
logística em São Bernardo do Campo, entre outros locais. O pacote que reforça a
frota da companhia contempla 14 modelos Constellation 19.330 e sete
Constellation 25.390.
Todos os caminhões foram customizados
sob medida para atender as necessidades do cliente
como a solicitação de requisitos operacionais e de conforto para os motoristas.
Na primeira fase do processo, os caminhões foram pintados obedecendo a
programação visual da empresa, além da fixação de adesivos com os logos, mais a
numeração de cada veículo. A customização continuou com a instalação de
suportes para os kits de segurança, kits de emergência no padrão da empresa,
alarmes sonoros de ré, troca de todos os pneus para a marca Goodyear, buzinas a
ar, tacógrafos, climatizadores, rastreadores Volksnet, substituição das “mão de
amigo” por engates rápido.
Exclusivamente para os modelos Constellation
25.390 foram desenvolvidos suportes para fixação dos estepes, além de um
para-lamas envolvente no terceiro eixo.
Todos os veículos foram entregues já
licenciados e emplacados, com o IPVA pago integralmente além de quatro laudos
técnicos completos: de opacidade, emissão de ruídos, certificado de inspeção
veicular (CIV) e aferição de tacógrafos.
Para atender todas as exigências do cliente
no prazo predeterminado, os gestores de vendas, peças e assistência técnica da
Apta montaram um processo de trabalho detalhado e sequencial para que nada
desse errado na hora da entrega. Outro diferencial na comercialização dos
veículos foi a assinatura de um contrato de manutenção pelo período de cinco
anos para o pós-vendas realizar todas as revisões com a nova frota adquirida.
Um instrutor de
treinamento da Apta também proporcionou aos motoristas da Santos Brasil um programa de treinamento
prático e teórico sobre direção defensiva, manutenção
preventiva, condução econômica, identificação de ruídos e economia de
combustível.
Segundo Wendell Fernandes, gerente executivo
de Transportes da Santos Brasil, “atualmente, os caminhões da Santos Brasil têm
em média três anos de circulação e a empresa se preocupa em priorizar os
veículos mais novos para as operações mais longas. Esse planejamento garante
mais segurança no transporte de cargas e diminui a emissão gases de efeito
estufa (GEE) na atmosfera. Apostamos no conceito sob medida e realmente a Apta
Caminhões dedicou seus especialistas para entregar o produto de acordo com
nossa especificação técnica e prazo. Ganhamos produtividade, pois os recursos
já foram entregues para começar a rodar de imediato, já que as etapas de
acessórios e despachante foram efetuadas pelo concessionário”.
Sobre a
Santos Brasil
A Santos Brasil é referência em operação de
contêineres e logística. Criada há 16 anos para operar o Tecon Santos (SP), a
empresa já investiu R$ 3 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições,
expansões, novos equipamentos, tecnologia e recursos humanos. Antecipando-se ao
crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou
significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País.
A produtividade do Tecon Santos é a mais alta do
Brasil: média mensal de 85 MPH (movimentos por hora). Em janeiro de 2012, o
Tecon Santos bateu a marca de 155,5 MPH na operação de um único navio.
Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois
terminais de contêineres – Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) – e um terminal
de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística
e de cargas gerais, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos
terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia
logística do porto até o transporte e distribuição.
Listada no nível 2 de Governança Corporativa da
Bovespa, a Santos Brasil adota um modelo de crescimento contínuo e sustentável,
que alia alto desempenho financeiro e operacional com preservação ambiental e
responsabilidade social.
segunda-feira, 7 de julho de 2014
Resolução 489/14 de 05 de junho de 2014 do CONTRAN – Tolerância de peso nos eixos
O transporte
rodoviário no Brasil, seja ele de carga ou passageiros, busca sempre a
referência em produtividade. Neste modal isso significa carregar mais com o
menor custo possível, o que muitas vezes é uma equação difícil de ser resolvida
e com vários fatores externos, dentre eles a “Lei da Balança”, que a cada dia
está mais presente nas rodovias.
Essa equação
complica-se ainda mais quando pensamos nos veículos. A cada nova tecnologia
incorporasse mais peso: novos motores, novas transmissões, novos equipamentos -
ar condicionado, ABS, etc. e isso tem gerado aumento significativo nas multas
por excessos de peso nas rodovias.
Por parte do governo,
buscaram alternativas para minimizar. Mesmo a legislação estabelecendo como 5%
a tolerância máxima permitida, sistematicamente, várias resoluções foram
elaboradas aumentando a tolerância para 7,5% por eixo. Com o encerramento da
última resolução sobre este assunto em 30 de junho de 2014, o governo se
antecipou e emitiu uma nova resolução, a 489/14 de 05 de junho de 2014, que
modifica as tolerâncias por eixo para efeito de fiscalização.
Principais diferenças entre a antiga e
a nova resolução:
RESOLUÇÃO ANTERIOR
|
RESOLUÇÃO NOVA
|
|
Tolerância Máxima
PBT, PBTC ou CMT
|
5%
|
5%
|
Tolerância por Eixo
|
7,5%
|
7,5% ou
10%
|
Tolerância
Transbordo
Obrigatório
|
5%
|
12,5%
|
Quando o
veículo passa em uma balança rodoviária, é avaliado:
1 – O PBT
(caso seja um caminhão ou ônibus - chassi com carroceria), o PBTC (caso seja um
conjunto, por exemplo, cavalo mecânico tracionando um semirreboque) ou o CMT
(caso seja um veículo com AET – Autorização Especial de Trânsito).
2 – O peso
por eixo
É
importante lembrar que o veículo poderá ser autuado duas vezes em uma única
passagem pela balança rodoviária, uma pelo excesso de peso do conjunto total
e outra pelo excesso nos eixos.
Para melhor interpretação
da nova resolução, veja quadro abaixo:
PBT,
PBTC ou CMT
|
Tolerância Por Eixo
|
|
Abaixo
de 5%
NÃO
SERÁ autuado
|
Tolerância
de 10%
|
·
Abaixo de 10% NÃO SERÁ autuado
·
Acima de 10% SERÁ autuado
|
Acima de
5%
SERÁ autuado
|
Tolerância
de 7,5%
|
·
Abaixo de 7,5% NÃO SERÁ autuado
·
Acima de 7,5% SERÁ autuado pela segunda vez
|
A tolerância para o
transbordo da carga que era de 5%, agora ocorre quando ultrapassar os 12,5% do
peso permitido, que neste caso, recebe uma notificação e o veículo fica retido
para o transbordo do excesso da carga.
Essa nova resolução
permitirá maior variação e flexibilidade na distribuição de carga entre os
eixos,
reduzindo o número de
multas por excesso de peso.
É importante lembrar que
essa tolerância nos eixos foi especificada pelos órgãos para correções de
eventuais distorções da
balança, porém é prática de mercado utilizar essa tolerância para transportar
mais carga por viagem correndo o risco de uma autuação.
A resolução está disponível
para dowmnload em http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolucao4892014.pdf
Assinar:
Postagens (Atom)