quinta-feira, 24 de julho de 2014

Manutenção Preventiva: dicas para deixar seu veículo em dia para atender a legislação vigente.


Veja alguns cuidados que você deve tomar e itens que você pode verificar periodicamente para deixar em dia a manutenção de seu veículo, garantindo assim que ele atenda às normas da legislação vigente.



þ   Não ultrapasse os períodos de troca de óleo do motor, da caixa de mudanças e do eixo traseiro: óleo vencido não proporciona lubrificação adequada e causa o desgaste prematuro dos componentes. Utilize somente óleo que atenda à especificação do fabricante.

þ Troque os filtros de ar e de óleo do motor nas quilometragens indicadas. Utilize somente filtros originais.

þ Tenha atenção especial para o destino dado a óleos e filtros usados. Não destarte no solo, sistema de esgoto ou em qualquer lugar que possa afetar negativamente o meio ambiente.

þ Nas trocas de baterias e pneus, para sua segurança e conforto, entregue-os a um distribuidor ou revendedor idôneo, garanta uma destinação final ambientalmente adequada, dentro das leis em vigor.

þ Mantenha sempre o sistema de injeção calibrado de acordo com as especificações do fabricante. Não permita que pessoas não autorizadas alterem a calibração dos injetores ou do módulo eletrônico. Isso causará redução da vida útil do motor, além do aumento de emissão de gases.

þ Utilize sempre disco de embreagem, lonas e pastilhas de freio originais. Peças não originais, durante seu desgaste, podem gerar partículas altamente tóxicas.

þ Lubrifique as juntas universais da árvore de transmissão.

þ Inspecione e elimine vazamentos de combustível ou de óleo.

þ Mantenha a folga dos rolamentos das rodas regulada.

þ Mantenha as rodas balanceadas e a direção alinhada.

þ    Respeite o limite de carga do veículo. A sobrecarga causa desgaste prematuro do veículo, quebra de componentes e aumenta o consumo de combustível.

þ Ao observar fumaça preta, branca ou azulada saindo pelo escapamento, verifique as condições do filtro de ar e/ou possíveis desgastes do motor.


Fonte: Cartilha Manutenção Preventiva e Meio Ambiente-  Editada pela Man Latin America.



Nenhum comentário:

Postar um comentário