O mercado de bens de capital, como caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e implementos, trabalha com a data-limite de 14 de novembro para apresentação de propostas de financiamento de veículos comerciais pelo Finame PSI, do BNDES, na modalidade simplificada.
Apesar do prazo final para propostas ao banco de fomento para estas operações ser 21 de novembro, os bancos das montadoras só receberão propostas até uma semana antes, de forma que haja tempo hábil de finalizar os processos.
Dessa forma, considerando-se a partir da quarta-feira, 22, na prática há somente 17 dias úteis à frente para a aquisição dos veículos com as condições atuais, como juros de 6% ao ano e 100% do bem financiado.
Segundo Ricardo Bonzo Filho, gerente executivo do Banco Volkswagen, a decisão de só aceitar propostas até dia 14 de novembro representa uma proteção aos próprios consumidores.
“Não queremos criar expectativa junto aos clientes. Sabemos que o processo do BNDES demanda alguns dias para ser protocolado e devolvido e não podemos correr risco do processo ficar no meio do caminho.”
Bonzo Filho afirma que nos últimos setenta dias a demanda por financiamentos no banco aumentou, o que sinaliza um movimento de pré-compra. “Como ninguém sabe como será a taxa em 2015 notamos que há uma antecipação dos negócios, movimento comum em todo fim de ano que antecede possível mudança das condições do programa.”
O BNDES já anunciou a continuidade da linha PSI para 2015, mas a taxa de juros e outras particularidades ainda não foram reveladas.
Nos últimos meses de 2013 houve um cenário parecido: o executivo lembra que havia a promessa da divulgação da nova taxa antes que o ano acabasse. Entretanto o índice só foi divulgado em janeiro deste ano – saltando de 4% a.a. para os atuais 6% a.a. –, o que travou fortemente os negócios no primeiro bimestre.
“Nesse ano o quadro é ainda mais complicado por conta das eleições.”
O Finame PSI responde por cerca de 95% dos financiamentos do Banco Volkswagen e nos últimos 45 dias do ano, após o término da operação simplificada, a instituição recorrerá ao CDC, com condições subsidiadas, e ao TJLP, com taxa de 8% a 9.
Pelas contas do executivo nos últimos dias do ano o TJLC deverá responder por 70% a 80% dos contratos. O Banco Volkswagen é responsável por 55% das vendas de caminhões da MAN.
FONTE: AutoData
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