quinta-feira, 25 de setembro de 2014

MAN Latin America apresenta inovações e tecnologias brasileiras na IAA Veículos Comerciais 2014 (parte 1)

PARTE 1 - DESTAQUE ÔNIBUS

Volksbus 18.280 OT piso baixo, preparado para rodar com diesel de cana, reforça pioneirismo em estudos com combustíveis renováveis.




A MAN Latin America apresenta em sua sétima participação consecutiva na IAA Veículos Comerciais, em Hannover, na Alemanha, soluções de transporte para países emergentes, além de produtos que reforçam o comprometimento da empresa em ampliar a cada ano sua compatibilidade ambiental, como veículos preparados para receber combustíveis renováveis e cabines montadas a partir de peças ecológicas.  


Em ônibus, o destaque no estande é o VW 18.280 OT Low Entry, primeiro Volksbus com suspensão pneumática integral. O chassi, equipado com motor MAN D08 EGR de seis cilindros e 280 cavalos e transmissão automática ZF Ecolife, foi concebido em sinergia com um projeto europeu MAN que apresenta novos conceitos de construção e soluções tecnológicas voltadas para as operações urbanas com veículo acessível de padrão mundial. 


Buscando mais uma vez apresentar na IAA soluções inovadoras em pesquisas com biocombustíveis, voltadas principalmente para países em desenvolvimento, o Volksbus 18.280 exposto na feira está abastecido com um combustível que é a cara do Brasil: o diesel de cana-de-açúcar, tecnologia desenvolvida pela empresa americana Amyris já em testes pela MAN Latin America desde 2011. 


Trata-se de um combustível renovável “drop in”, ou seja, seu uso em veículos comerciais não exige alterações no veículo. Os testes, realizados em frotas de ônibus de grandes metrópoles como São Paulo, identificaram redução na emissão de material particulado sem alterar o desempenho do veículo, com ganhos de 3% a 5% no rendimento do motor. O uso do combustível resulta ainda em uma redução de 30% a 70% em materiais particulados e na emissão de NOx (óxidos de nitrogênio), resultados bastante satisfatórios em motores diesel. 


A MAN Latin America deu início aos estudos com diesel de cana ainda com veículos Euro 3, em dezembro de 2011, e foi a primeira a testar o biocombustível em motores Euro 5 no Brasil. “Com os estudos para uso de materiais sustentáveis em nossas cabines e  de combustíveis renováveis em nossos caminhões e ônibus, trazemos novamente à IAA soluções inovadoras em veículos comerciais com foco ambiental e desenvolvidas para a realidade de economias emergentes, como o Brasil”, diz Roberto Cortes. 


Fonte: Comunicação Man Latin America



Nenhum comentário:

Postar um comentário