A
Solví, holding controladora de empresas que atuam nos segmentos de
resíduos, saneamento e valorização energética e de engenharia, testará a
partir desse mês de maio um caminhão Constellation 17.280 6x2 com
tecnologia híbrida hidráulica. Será a primeira vez que o modelo, que já
apresentou redução de até 25% no consumo de combustível em testes na
coleta de lixo na cidade do Rio de Janeiro, rodará no Estado de São
Paulo, mais especificamente em São Bernardo do Campo, onde está
instalada a SBC Valorização de Resíduos, uma das empresas da holding e
responsável pela coleta na cidade do ABC paulista.
Os testes terão duração de três meses e têm como objetivo avaliar o
desempenho do veículo nesse tipo de operação, principalmente em cidades
como São Bernardo, onde a topografia é bastante específica, com muitos
decliveis, além de ruas estreitas e tráfego pesado.
O sistema adotado no veículo híbrido traz para os caminhões brasileiros o
mesmo conceito de recuperação da energia cinética (KERS) utilizado nos
carros da Fórmula 1. O sistema armazena em acumuladores hidráulicos a
energia coletada durante a frenagem, usando-a posteriormente na partida.
A partir do consumo menor de combustível, o caminhão híbrido ajuda a
reduzir os níveis de emissão dos principais poluentes veiculares
causadores do efeito estufa, como gás carbônico, e os que contribuem
para degradação da qualidade do ar como, material particulado, óxido de
nitrogênio, entre outros.
A tecnologia é apropriada para operações de coleta de resíduos, em que o
veículo está submetido a um ciclo intensivo “anda e para”. O grande
diferencial do híbrido da MAN Latin America em relação aos modelos que
existem mundo afora está no dispositivo de armazenagem de energia
utilizado nesse veículo. Os outros sistemas utilizam baterias ou
ultracapacitores, mas a empresa optou pelos acumuladores hidráulicos
pela maior adequação à realidade brasileira.
O principal benefício está na manutenção e operação mais simples do
sistema, cuja durabilidade é maior do que a da bateria, por exemplo. A
empresa também prevê um menor investimento inicial para aquisição do
modelo do que os observados mundialmente em híbridos elétricos. O
acumulador hidráulico tem ainda uma capacidade de resposta mais rápida,
ou seja, disponibiliza toda a energia armazenada para partida do veículo
instantaneamente.
Fonte: Comunicação MAN Latin America |
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