sexta-feira, 25 de abril de 2014

Caminhões Volkswagen serão usados na segurança da Copa do Mundo



Vinte e duas unidades do VW Constellation 15.190 vão intensificar a segurança e auxiliar as polícias locais nas 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014. O modelo é equipado com o motor MAN D08 de 190 cv e tecnologia EGR (recirculação dos gases de exaustão), que elimina a necessidade e o custo de um aditivo especial, o Arla 32. É ideal para serviços que exigem agilidade e rapidez em percursos rodoviários de curtas e médias distâncias.


Sobre cada chassi Volkswagen, a Truckvan, uma das maiores empresas de baús e carretas customizadas do Brasil, montou uma Plataforma de Observação Elevada (POE), que consiste em um sistema de monitoramento de imagens, composto por 14 câmeras, e cobertura de até três quilômetros de distância. O sistema de observação está instalado em um mastro telescópico de 15 metros de altura que recolhido é coberto por uma escotilha automática. Uma sala de operação com monitores permite o comando de todos os recursos da unidade, como acendimento de luzes, subida do mastro, acionamento do ar-condicionado, sirene, entre outros.



Além da captação, o veículo conta com rede wi-fi do tipo mesh (via rádio), que garantem aos policiais a visualização das imagens por tablet ou celular em um raio de até 500 metros de distância. Com os dispositivos móveis também é possível enviar os dados em tempo real para os Centros Integrados de Controle e Comando Regional (CICCR) através de antenas do tipo Ponto-a-ponto.
Os veículos já estão sendo usados em simulações de testes de segurança para a Copa e outros grandes eventos.

Caminhão 6x6 reforça ajuda do Exército

No que depender dos veículos Volkswagen, os torcedores que comparecerão aos jogos da Copa terão segurança de peso ao redor dos estádios. Além das unidades móveis já citadas, sete caminhões Constellation 31.320, primeiro com tração 6x6 desenvolvido no Brasil, estão convocados para fazer toda movimentação das tropas do Exército, assegurando tranquilidade a todos os presentes.


O chassi foi desenvolvido pela Engenharia da MAN Latin America em conjunto com o centro de modificações BMB — parceiro da em-presa e também instalado na cidade de Resende (RJ), onde está a montadora —, atendendo a todas as rígidas especificações das Forças Armadas.  



O modelo tem capacidade para até dez toneladas de carga útil em qualquer terreno (10QT), além da possibilidade de transportar grandes equipamentos de artilharia (obuseiro). É capaz de transpor cursos d’agua de até um metro de profundidade, vencer rampas com 60% de inclinação e obstáculos com 30% de inclinação lateral. Destaque também para os testes realizados no Exército Brasileiro quando subiu com tranquilidade um degrau com mais de 30 centímetros de altura. 


Fonte: Comunicação Man Latin America






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