segunda-feira, 14 de outubro de 2019

VWCO OFICIALIZA PARCEIROS PARA PRODUÇÃO DOS PRIMEIROS CAMINHÕES ELÉTRICOS BRASILEIROS

  • Bosch, CATL, Moura, Semcon, Siemens, Weg, Meritor e Eletra celebram a criação do inédito e-Consórcio durante a Fenatran, uma das maiores mostras de veículos comerciais do mundo.
  • VWCO anuncia seu primeiro caminhão elétrico produzido em série: e-Delivery 14 toneladas.
  • Adequação do complexo de desenvolvimento e produção da VWCO em Resende (RJ) já começou e utiliza aportes do atual ciclo de investimento de R$ 1,5 bilhão


A VW Caminhões e Ônibus dá um grande passo na viabilização da mobilidade elétrica: acaba de oficializar seus parceiros para a produção dos primeiros caminhões elétricos brasileiros. Bosch, CATL, Moura, Semcon, Siemens, Weg, Meritor e Eletra fazem parte do inédito e-Consórcio no complexo de desenvolvimento e produção da VWCO em Resende (RJ). A celebração do nascimento do e-Consórcio ocorreu na 22ª edição da Fenatran, uma das maiores mostras de veículos comerciais do mundo, em São Paulo (SP).

A produção em série já tem data marcada: começa em 2020, com e-Delivery 14 toneladas, que será o primeiro do portfólio elétrico da VWCO. As adequações na fábrica já estão em andamento e envolvem preparação para montagem dos componentes elétricos, energização dos veículos e inspeção de qualidade em área especialmente designada para o e-Delivery. Na sequência será a vez do e-Delivery 11 toneladas somar-se à linha elétrica.

“Essa iniciativa entra para a história da indústria automotiva mundial. Juntos, VWCO e parceiros, somamos forças para tornar viável a produção e aplicação dos primeiros caminhões elétricos desenvolvidos e feitos no Brasil”, afirmou Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

É a primeira vez no mundo que uma marca prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria desses caminhões, alavancando o comprometimento de toda a cadeia de fornecedores de maneira tão integrada. Com isso, o e-Consórcio vai facilitar o acesso à tecnologia elétrica em veículos comerciais.

Entre as atividades de cada parceiro do e-Consórcio estão:
Siemens, para fornecimento de infraestrutura, carregadores e energia para clientes.
CATL e Moura, para fornecimento, gerenciamento, distribuição e manutenção de baterias.
Bosch e WEG para fornecimento de componentes.
Semcon para prestação de serviços de engenharia.
Meritor em eixos de veículos elétricos.
Eletra como parceria estratégica.

e-Consórcio e Consórcio Modular: novo capítulo em pioneirismo

A ideia do e-Consórcio segue o modelo do Consórcio Modular, um sistema de produção único no mundo e revolucionário desde sua criação: nesse modelo, sete fornecedores dividem com a VWCO a responsabilidade pela montagem dos veículos dentro da fábrica, com aumento da produtividade e dos níveis de qualidade e redução dos custos.

O e-Consórcio é o próximo passo. Justamente pela demanda de viabilização da tecnologia elétrica, entram novas empresas parceiras nesse modelo de negócio para expandir sua atuação para além dos portões da fábrica, indo onde o cliente estiver. E isso envolve, por exemplo, análise e instalação de terminais para recarga nas garagens dos clientes, em qualquer ponto do Brasil.

Fonte: Comunicação MAN Latin America

Nenhum comentário:

Postar um comentário