Selo representa garantia de qualidade no atendimento e serviços
prestados aos clientes
A Apta Caminhões e Ônibus, de São Vicente, no litoral, conquistou a
recertificação ISO 9001/2008. Para a concessionária, o selo representa o nível
de qualidade e garantia do atendimento ao cliente, conforme o padrão mundial
estabelecido pela MAN/Volkswagen e garantido pelo IQA (Instituto de Qualidade Automotiva).
As verificações foram realizadas in loco por auditores da MAN Latin
America por meio de uma lista previamente definida, o que permite à rede manter
e implementar um sistema único de qualidade. A auditoria foi realizada no
primeiro semestre deste ano na unidade do litoral, que já é certificada desde 2002. A concessionária da Apta de São Bernardo, que tem o
selo desde 2007, passará por auditoria no segundo semestre e será recertificada
ainda este ano.
A inspeção no local é feita conforme o manual da qualidade, que passa
por produtos, serviços e departamentos como veículos; vendas, produção e
entrega; análise de contrato com clientes; assistência técnica; peças e
acessórios e gestão de processos, entre outros.
A lista de verificação é
formada por aproximadamente 130 questões/itens. A assistência técnica representa
48%; peças, 11%; vendas, 12% e as áreas administrativas (RH, SAC, Qualidade) 29%
dos itens.
O objetivo da norma é estimular a prática dos princípios da política de
qualidade. Para obter a certificação é necessário atingir uma pontuação, que
vai de 750 a mil pontos. Com as auditorias, a APTA atingiu 974 pontos.
Para manter o nível de excelência, a Apta possui uma equipe profissional
capacitada que pratica a política de qualidade, baseada em oito princípios:
foco no cliente, orientação
para resultados, liderança e coerência de objetivos, gestão orientada por
processos, desenvolvimento e participação dos colaboradores, aprendizagem
contínua, inovação e melhoria, estabelecimento de parcerias e responsabilidade
pública.
“As nossas atividades são
estruturadas e estrategicamente alinhadas. Para alcançar a excelência, buscamos
a constante superioridade qualitativa do mercado, além da conscientização e
comprometimento da nossa liderança e colaboradores. Além de tudo, o benefício da certificação
atinge diretamente o cliente”, explica Michelle Silva Rocha, analista de
Qualidade.
FONTE: Assessoria de Imprensa Apta
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