Toda avaliação ocorreu em laboratório especializado do fornecedor Delphi, em Jambeiro (SP), com acompanhamento direto de representantes da Engenharia e Qualidade Assegurada da MAN Latin America. A iniciativa permite que a empresa consiga antecipar possíveis problemas elétricos ainda em fase de desenvolvimento, com uma rica coleta de dados, assegurar a proteção de todos os circuitos e realizar testes investigativos para análises de melhorias. É um forte aliado, ainda, na redução de custos de material, que pode chegar a 10% para futuros projetos, nesta primeira fase.
“Foram dois anos de estudos que nos possibilitaram readequar sistemas e desenvolver novas diretrizes, agregando valor ao produto. A iniciativa nos posiciona de forma positiva frente a um mercado com demandas crescentes de atualizações e inovações técnicas. O próximo passo é atender às demais famílias de veículos Volkswagen e MAN”, destaca Gastão Rachou, vice-presidente de Engenharia, Estratégia do Produto e Gerenciamento de Portfólio da MAN Latin America.
O teste acontece de forma estática e engloba todo o sistema elétrico do veículo, que abrange mais de mil pontos de medição entre as áreas interna (cabine) e externa do caminhão. As condições são fundamentadas nas relações de demanda versus capacidade, que permitem identificar ociosidades tanto na utilização de energia, quanto em materiais da arquitetura elétrica do veículo, e simular curtos-circuitos em todos os pontos para avaliar o grau de proteção e segurança do chassi.
Tecnologia também no desenvolvimento de peças
A inovação faz parte do cotidiano da MAN Latin America. Além do dimensionamento elétrico em fase de testes, há iniciativas que já geram resultados no desenvolvimento de peças protótipos, como é o caso da utilização da impressora 3D. Com mais de 200 protótipos produzidos em um ano de operação, a montadora conseguiu reduzir em quase 80% o custo de modelos conceituais (mock ups, em inglês) na fase inicial dos novos projetos, num processo que leva, no mínimo, quatro semanas.
Outra realidade é a utilização de tecnologia a laser. A montadora adquiriu dois equipamentos de ponta para aumentar ainda mais a precisão e velocidade na produção de peças. Com um escâner a laser, a empresa avalia a qualidade e conformidade de peças, que chega a ser até 20 vezes mais rápida, com relação às tecnologias empregadas anteriormente. A análise de um painel de instrumentos, por exemplo, que antes levava cerca de 20 horas, agora pode ser concluída em apenas 40 minutos. Já a máquina de corte a laser possibilitou que o corte de chapas, antes artesanal, tivesse um ganho de produtividade de 40%.
Fonte: Comunicação - Man Latin America
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