terça-feira, 28 de novembro de 2017

Litoral Sul Transportes renova frota com 10 novos Volksbus


  •         Modelos foram entregues pela Apta Caminhões
  •      Concessionária também promoveu treinamento aos motoristas nas instalações do cliente

A Apta Caminhões e Ônibus, concessionária MAN/Volkswagen, entregou em novembro, 10 novos ônibus para Litoral Sul Transportes, que atua no transporte coletivo urbano. Os modelos Volksbus 17.230, com carroceria Caio Apache VIP, renovam parte da frota da empresa, que opera nas linhas de Itanhaém, litoral Sul de São Paulo, com cerca de 30 ônibus.
Motoristas da Litoral Sul Transportes recebem treinamento
dos profissionais da Apta e da área de treinamento da MAN.
A entrega dos veículos foi seguida de treinamento para os motoristas dentro das instalações do cliente. Profissionais de pós-vendas da Apta e da área de treinamento da MAN conduziram a programação teórica e prática, realizada nos dias 21 e 22 de novembro.

Os participantes receberam instruções sobre funcionamento mecânico do motor (turbinas, intercooler, common rail, módulo do motor); embreagem e caixa de câmbio; treinamento sobre condução econômica e direção defensiva; garantias do produto; programa de manutenção preventiva e corretiva.

Em seguida ocorreu a entrega técnica e os motoristas fizeram uma verificação prática de como executar o check-list diariamente, antes de sair da garagem, como a verificação dos pneus, nível de óleo, da água, funcionamento das portas e luzes em geral.

Modelos - Os Volksbus aliam praticidade na manutenção e robustez com o conforto exigido pelos passageiros nesse tipo de serviço. Outras características são o itinerário eletrônico, janelas laterais com vidros temperados e incolores e poltronas dos passageiros modelo injetada.
Desenvolvido para as severas operações do transporte urbano e também como solução ao serviço de fretamento, o veículo é equipado com a tecnologia de um motor MAN D08 EGR (que dispensa o uso do Arla 32), aplicado com sucesso em diversos lugares no mundo.

Os ônibus ainda incorporam embreagem de 395 mm de diâmetro, caixa de transmissão ZF 6S 1010 BO de seis velocidades com servoassistência e troca de marchas acionada por cabos, o que garante maior conforto e durabilidade de todo o conjunto. O modelo é oferecido também na versão V-Tronic, com a caixa de transmissão automatizada. Através da ferramenta de diagnóstico e parametrização, VCO e COM, é possível configurar algumas funções do motor, o que assegura a otimização da operação para cada tipo de aplicação.

Fonte: Assessoria de Imprensa Apta Caminhões e Ônibus

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Volkswagen Caminhões e Ônibus avança em internacionalização com lançamentos globais e resultados em vendas


  • Marca lança na Expo Transporte, no México, primeiro veículo 100% desenvolvido para mercado do país
  • Nova família Delivery inicia sua jornada de estreias internacionais
  • Elétrico e-Delivery comprova sua inovação em quarta apresentação consecutiva
  • Montadora passa a oferecer gama completa de produtos no México
Com crescimento acumulado no ano de 40% em suas exportações, a Volkswagen Caminhões e Ônibus acelera de forma sólida em sua estratégia de internacionalização da marca. A Expo Transporte, aconteceu entre os dias 14 a 17 de novembro  em Guadalajara, no México, e foi  palco de importantes progressos com o primeiro veículo 100% desenvolvido para o mercado mexicano, o chassi Volksbus 14.190 SCD, e também o início dos lançamentos da nova família Delivery fora do Brasil.
Sua versão elétrica, o protótipo e-Delivery, dividirá os holofotes com as demais novidades em sua quarta apresentação consecutiva, no terceiro país diferente, numa comprovação de que sua tecnologia é sob medida para as tendências da indústria automotiva em qualquer parte do mundo.
Também alinhados à vanguarda do setor no que se refere a propulsões alternativas, serão destaques o chassi de ônibus MAN e o caminhão protótipo Volkswagen Constellation movidos a gás natural. Ambos diversificam o portfólio das marcas MAN e Volkswagen Caminhões e Ônibus para fazer frente às demandas da indústria por tecnologias mais limpas.
“Estar entre os maiores e melhores da indústria mundial de caminhões e ônibus é nosso principal objetivo e temos avançado concretamente neste sentido. Isso se reflete não apenas no crescimento em vendas, que comprovam a força de nossas marcas, mas também em quebras de paradigmas internos como o lançamento de produtos especiais para mercados de exportação”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.
Alta em exportações
A MAN Latin America, fabricante das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN, já acumula aumento de 40% em suas exportações nos três primeiros trimestres, comparados ao mesmo período do ano anterior. O saldo de embarques cresceu na maior parte dos países para os quais a montadora comercializa seus produtos e contempla também a abertura de novos mercados como o Nicarágua e a Guatemala.

No México, a MAN Latin America tem um desempenho descolado da indústria. Enquanto a média das demais empresas registra queda de vendas, a fabricante das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN supera os 30% de crescimento nos primeiros dez meses do ano. No transporte de cargas, a alta nos negócios é de mais de 40%, enquanto em passageiros está próximo de 25%.
“Com os lançamentos que temos na feira, nos tornamos uma empresa full liner no México. Completamos nossa oferta e agora atendemos a todas as necessidades dos frotistas, transportadores, operadores e autônomos do país. São avanços importantes e também necessários para expandirmos nossa atuação e atingir os objetivos de crescimento”, avalia Leonardo Soloaga, diretor geral da operação mexicana da MAN Latin America.
Potencial de vendas: primeiro veículo 100% desenvolvido para México
O México é o destino do Volksbus 14.190 SCD, primeiro veículo da Volkswagen Caminhões e Ônibus totalmente desenvolvido para o mercado do país. O lançamento consolida a estratégia da marca de internacionalização e vai além da oferta aos clientes. Envolve também o inédito desenvolvimento de fornecedores locais e parceria com encarroçadores mexicanos.
A configuração do novo modelo é específica para atender a demandas e padrões do transporte de passageiros no México. Com motorista reposicionado, também conhecido localmente como trompudo, o Volksbus 14.190 SCD chega para ampliar a participação da Volkswagen no maior mercado de chassis urbanos do país: veículos com motor dianteiro neste formato representam mais de 50% das vendas, concentradas especialmente nos modelos de 12 a 15 toneladas.
Podendo transportar até 45 passageiros sentados, o modelo mantém características já reconhecidas como diferenciais da linha Volksbus. É o caso do motor MAN D08, sem uso de Arla 32, e do conforto e segurança assegurado com seus chassis, eixos, suspensão, freios ABS e molas, além da robustez e facilidade de manutenção.
A transmissão é nova, mas já consagrada: Eaton FSB 5406A, que segue a preferência do motorista mexicano por sistema de acionamento com alavanca direta. Para frotistas e operadores do país, essas características garantem maior conforto e durabilidade nas mais diversas operações do mercado mexicano. A posição do condutor nesse veículo permite ao motorista acumular a função de cobrador, prática comum no mercado.

Pioneirismo global na Volkswagen Caminhões e Ônibus
Dentro de sua estratégia de globalização e em parceria com o novo time de desenvolvimento no México, a montadora também qualificou fornecedores locais, que vão enviar componentes diretamente para sua fábrica localizada em Querétaro para a produção no México.

A inovação do projeto envolve ainda a parceria com encarroçadores mexicanos. Pela primeira vez, o design das carrocerias seguirá conceito criado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, em linha com os padrões mundiais do Grupo Volkswagen.  
Em tempo recorde, todo este projeto levou dois anos de desenvolvimento, com mais de 100 mil quilômetros de testes no Brasil e no México, além de avaliações no campo de provas da montadora, com mais de 25 obstáculos diferentes para enriquecer o resultado das rodagens.
A nova plataforma mundial de caminhões leves Volkswagen
O México é o primeiro país a receber a nova família Delivery em sua jornada internacional. O início das vendas está previsto para o primeiro trimestre de 2018. Os veículos chegam para revolucionar o transporte de cargas no segmento de caminhões leves.
Os veículos foram projetados, desenvolvidos e testados na América Latina, seguindo padrões mundiais de certificação e qualidade, o que carimba seu passaporte para os mais diversos destinos e os mais de 30 países que já apostam na robustez sob medida da VW Caminhões e Ônibus.
Composta por modelos de 3,5 a 13 toneladas, a nova família está pronta para conquistar o mundo: nasceu a partir da receita de sucesso da primeira linha Delivery e da experiência dos clientes das mais de 100 mil unidades produzidas. Foi ouvindo o cliente que a Volkswagen Caminhões e Ônibus estreia uma gama de produtos sob medida para os dias de hoje.
Com o lançamento, fruto de um investimento de mais de R$ 1 bilhão, a marca Volkswagen chega ao disputado mercado de 3,5 toneladas, com um modelo chamado de Express. O produto reúne os atributos de um caminhão grande num veículo pequeno, tais como espaço interno e robustez, com design moderno. O Delivery de 4 toneladas é outra grande aposta dentre os modelos de entrada da nova família.
O novo Delivery de 6 toneladas chega, junto dos modelos de 9 e 11 toneladas, com atributos de sobra para encarar a missão de superar os atuais Delivery, sucessos de vendas no mercado latino-americano. E o Delivery 13.180, com terceiro eixo, complementa a oferta de novidades, com a maior capacidade de carga do novo portfólio.
Desde o lançamento da nova família Delivery, a expectativa é que as vendas no México aumentem graças ao ingresso em duas novas categorias: 3,5/4 toneladas e de 11/13 toneladas.



terça-feira, 14 de novembro de 2017

CEO’s apresentam o caminhão elétrico e-Delivery no Encontro Econômico Brasil-Alemanha

Andreas Renschler, presidente e CEO mundial do Grupo Volkswagen Truck & Bus, e Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America, apresentam o protótipo 100% elétrico da VW Caminhões e Ônibus, em Porto Alegre (RS);

Modelo estará exposto durante o 35º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, nos dias 13 e 14 de novembro;

Com autonomia de 200 quilômetros, caminhão elétrico visa a atender aos segmentos de logística verde, zero emissões e circulação em locais com baixo ruído.

O e-Delivery, caminhão 100% elétrico da VW Caminhões e Ônibus, acaba de chegar a Porto Alegre (RS). O modelo foi apresentado por Andreas Renschler, presidente e CEO mundial do Grupo Volkswagen Truck & Bus, e por Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America, durante o 35º Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2017, realizado na FIERGS em Porto Alegre, nos dias 13 e 14 de novembro.
Também presidente para a América Latina da Federação das Indústrias Alemãs (BDI), Renschler participa do evento que reúne os setores público e privado do Brasil e Alemanha e destaca sua confiança no mercado nacional. “O Brasil é um país continental, que mostra dia a dia a força de sua economia e seu poder de inovação. Uma prova disso é o e-Delivery, um projeto sustentável, totalmente brasileiro e que vem conquistando espaço mundialmente”, afirma Renschler.
“Apresentar o e-Delivery no Encontro Brasil-Alemanha é muito representativo, mostra a parceria próspera entre os países e o nosso alinhamento com o Grupo VW Truck & Bus no compromisso de inaugurar uma nova era da indústria de transportes, primando pela inovação e pela sustentabilidade mundial”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America, fabricante das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN.
Recentemente lançado no Innovation Day em Hamburgo, na Alemanha, o e-Delivery foi oficialmente apresentado em terras brasileiras em outubro na Fenatran, o 21° Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, e estará pela primeira vez na região sul do país no Encontro Econômico Brasil-Alemanha. A partir do próximo ano o e-Delivery vai distribuir bebidas da Ambev, em testes, e sua produção em série está prevista para 2020.
O EEBA 2017 é organizado pelo Centro Internacional de Negócios da FIERGS (CIN-RS), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e BDI, a instituição alemã que congrega as indústrias do país. Localmente, o evento conta com a parceria da ApexBrasil, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e com os apoios do SEBRAE/RS e da Câmara Brasil-Alemanha de Porto Alegre (AHK-RS).
Novo Delivery, agora também elétrico: engenharia brasileira, inovação global
A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta no EEBA o protótipo do primeiro caminhão leve 100% elétrico desenvolvido no Brasil. O e-Delivery já tem destino certo: vai distribuir bebidas da Ambev, em testes, a partir do próximo ano. A produção em série deste modelo está prevista para 2020.
Com tecnologia sob medida para as tendências da indústria automotiva, o veículo traz soluções de última geração como sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria conforme a operação e também para recuperar a energia da frenagem com o conceito Kers.
O e-Delivery pode chegar a uma autonomia de até 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo. O e-Delivery estará disponível nos modelos de 9 e 11 toneladas, conforme a necessidade do cliente.
Tecnologia de ponta para zero emissões
O trem de força foi desenvolvido em parceria com a Eletra exclusivamente para tração de veículos comerciais. É equipado com o novo motor elétrico WEG AL160, que entrega 80 kW (109 cv) de potência, com torque máximo de 493 Nm, e transmissão automática Allison. Conta ainda com bancos de bateria de íon-lítio LiFePO4. Tudo isso com emissão zero e nível de ruído extremamente baixo, melhorando o conforto no transporte urbano de mercadorias.
Alinhado à realidade do mercado, o modelo abrange duas opções de recarga: a recarga de oportunidade rápida, em que é possível assegurar 30% da carga em apenas 15 minutos, e pode ser realizada várias vezes ao longo da rota do veículo para aumentar sua autonomia; ou a recarga lenta, que em três horas atinge a carga máxima.
No conceito plug-in, as baterias do veículo são recarregadas por um carregador externo padrão CCS. Sua operação é bastante simples e amplamente difundida na indústria de elétricos.




segunda-feira, 13 de novembro de 2017

VW Caminhões apresenta VW Constellation 32.360 V-Tronic para atender aos segmentos de construção civil e mineração

Constellation 24.260 Constructor Basculante também amplia família vocacional, ambos estarão disponíveis para vendas a partir do início de 2018
A grande novidade do segmento de traçados tem nome e aptidão de sobra para o trabalho: é o Constellation 32.360 que chega com transmissão automatizada V-Tronic e eixo traseiro com redução no cubo. Ideal para operações extremas nos segmentos de terraplanagem, mineração, florestal, dentre outras, é equipado com motor Cummins ISL 360, com potência de 360 cv e torque de 1.600 Nm. A transmissão automatizada é ZF de 16 velocidades.
Os freios à tambor contam com a segurança dos sistemas ABS (que evita que a roda bloqueie quando o pedal de freio é pisado fortemente e entre em derrapagem), EBD funciona em conjunto com o sistema ABS e tem a função de distribuir a força de frenagem entre as rodas do veículo, e ATC (evita que as rodas patinem), além do EasyStart para auxílio em terrenos com subida e do Modo Manobra, que auxilia no trânsito em locais estreitos e confinados. O reposicionamento do tambor de freio para a parte superior do eixo é algo que vale a pena ressaltar, pois amplia a durabilidade, evita danos e aumenta o área livre na área inferior do caminhão. Os eixos traseiros estão equipados com bloqueio transversal e longitudinal para superar os mais difíceis terrenos.
“O veículo foi projetado para rodar nas mais difíceis condições de terreno. Cada detalhe foi desenvolvido para atender a pedidos de clientes que demandam a robustez e confiabilidade dos caminhões Volkswagen”, afirma Vinícius Arantes, engenheiro de Marketing do Produto da MAN Latin America.
O Constellation 24.260 Constructor Basculante é outro estreante de destaque: um 6x2 dedicado às operações de apoio no segmento de fora de estrada, com para-choque metálico, nova calibração de motor, caixa de transmissão Eaton, eixo traseiro com relação dupla e pneus de uso misto. Trata-se de um caminhão de entrada para a operação, sob medida para a aplicação, com o melhor custo operacional do segmento. Os dois novos modelos aumentam a família Constructor de Vocacionais e estarão disponíveis para vendas a partir do início de 2018.

A Linha Constructor representa a mais robusta do portfólio de caminhões vocacionais da MAN Latin America. Combina alta tecnologia, desempenho elevado e atendimento às mais pesadas exigências operacionais. Com diversas opções de modelos, a linha Constructor atende plenamente as aplicações no severo segmento de construção civil.

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Nova família Delivery: mais de 4 milhões de quilômetros de testes

Novidades passaram por ensaios nos mais severos ambientes e locais: das pistas do campo de provas da fábrica de Resende à Cordilheira dos Andes, Estados Unidos e Europa.




Pistas especiais, trânsito urbano e estradas. Antes de seu lançamento, a nova família Delivery encarou todos os tipos de rodagem no Brasil e na América Latina para somar mais de 4 milhões de quilômetros – o maior teste já realizado para o lançamento de um integrante da linha leve de caminhões. As novidades passaram por ensaios nos mais severos ambientes e locais: das pistas do campo de provas da fábrica de Resende à Cordilheira dos Andes, Estados Unidos e Europa.
Sensores e instrumentos especiais foram instalados em todo o veículo, submetido às mais adversas condições de rodagem para pôr à prova a durabilidade e a robustez de componentes como chassi, suportes, travessas, tanque de combustível, suporte do estepe, dentre outros.
A nova cabine, que promove uma revolução em termos de espaço interno e conforto, foi submetida a diversos ensaios, dentre eles o cab shake, em que o habitáculo é submetido a movimentos abruptos em teste de laboratório, além de impactos para verificar a segurança dos ocupantes em diversos tipos de testes de colisão.

E junto do veículo completo, foi submetida também a ensaios de envelhecimento térmico em câmara climática, que promoveu altas e baixas abruptas de temperatura e umidade para aferir a durabilidade dos componentes de acabamento interno e externo.
Testes de descongelamento e desembaçamento foram realizados em baixas temperaturas com o objetivo de testar a capacidade dos sistemas de ar-condicionado e ventilação em condições extremas, nas quais a segurança pode ser comprometida pela baixa visibilidade.

A nova família Delivery também passou pela Cordilheira dos Andes: no Chile os veículos foram submetidos a condições de rodagem em temperaturas de -10 °C, em altitudes de até 4,5 mil metros em relação ao nível do mar, condição necessária para testar o comportamento do motor nas condições mais adversas.